Como ter agenda e focar mais no estratégico?

Quer ter AGENDA para executar as ATIVIDADES ESTRATÉGICAS da sua área?
DELEGUE as ATIVIDADES OPERACIONAIS que você executa.

Quando delegamos tarefas estamos dando condição para a empresa se tornar SUSTENTÁVEL, DESENVOLVENDO PROFISSIONAIS para executarem tarefas mais complexas e criando as condições para ALÇAR VOOS MAIORES dentro da empresa.

O LÍDER não pode ser centralizador e ter receio de delegar suas atividades. Ele precisa preparar seus profissionais para assumirem as ATIVIDADES OPERACIONAIS e TÉCNICAS que executa, dando condição de sua área funcionar independente da sua presença.

Veja o PASSO A PASSO da DELEGAÇÃO de ATIVIDADES OPERACIONAIS:

1. SEPARE ATIVIDADES OPERACIONAIS – rotineiras, repetitivas e que não dependem da sua decisão ou análise para ser realizada.

2. IDENTIFIQUE PROFISSIONAL – que tem competência e habilidade para realizar essas atividades operacionais. O profissional escolhido deve estar entregando todas as suas responsabilidades normais dentro dos padrões e prazo que são esperados.

3. RECONHECIMENTO – ser escolhido para executar essas atividades operacionais é ser reconhecido pela boa atuação profissional. O profissional passará a ter mais responsabilidade e seu cargo terá maior complexidade.

4. CLAREZA – informe com muita transparência o que precisa ser feito e quais os padrões de qualidade exigidos para essas atividades.

5. DESENVOLVA – Explique, oriente, treine e monitore por um tempo, determinado a execução dessas atividades operacionais por este profissional.

6. RECONHEÇA POSITIVAMENTE – quando o profissional estiver executando essas atividades operacionais e entregando nos padrões desejados.

7. REALINHE – o desempenho do profissional, caso ele não esteja entregando as atividades operacionais conforme o esperado. Neste caso volte a acompanhar e monitorar até que o profissional consiga realizar as atividades operacionais do modo correto.

8. FIQUE DISPONÍVEL – oriente este profissional que ele o procure para tirar dúvidas, esclarecimentos e apoio em qualquer momento que necessite.

9. OFICIALIZE A DELEGAÇÃO – é importante deixar claro para toda a equipe que o profissional escolhido passará a ter maior responsabilidade na área, pois estará executando essas atividades operacionais que até ontem você realizava.

10. REPITA O CICLO COM AS ATIVIDADES TÉCNICAS – a medida que você vai tendo mais tempo para se dedicar ao estratégico de sua área, separe as ATIVIDADES DE NÍVEL TÉCNICO que executa para transferir para outro profissional que tenha potencial para desempenhar. Reinicie o ciclo
novamente.