Como me desenvolver para uma nova função

O processo de preparação e desenvolvimento de novas habilidades e competências possui 4 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO que precisam ser observados por todos nós.

Para saber se estamos prontos e preparados para o exercício de um novo papel, cargo ou função profissional precisamos nos analisar e ver em que ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO estamos.

Para cada estágio eu preciso buscar AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO diferentes que possam me fazer evoluir para o estágio mais avançado, até que eu consiga estar totalmente preparado, maduro, com competência e segurança para exercer o novo papel.

E você?  

Já sabe em que ESTÁGIO se encontra no desempenho de seu papel profissional?

Já se em que ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO  se encontra no desempenho da liderança?

  • INCONSCIENTE INCOMPETENTE

Não conheço o novo papel, suas características e demandas (não tenho consciência do que me espera – INCONSCIENTE). Por não conhecer as atribuições da nova função eu  não sinto a necessidade de me desenvolver porque não consigo ver dificuldades e problemas ( não tenho referências e não enxergo que terei problemas para executar – INCOMPETENTE).

AÇÕES para me DESENVOLVER:

  • Palestras que falem sobre essa nova função para que que comece a ter uma ideia das responsabilidades que são exigidas e esperadas para quem exerce esse cargo/função.
  • Conversar com profissionais que exercem essa função para pedir referências e informações sobre o que e como fazem suas atribuições.
  • Buscar referências na internet sobre o perfil desse cargo ou função e avaliar as qualificações que são exigidas X as minhas qualificações.

 

  1. CONSCIENTE INCOMPETENTE

Já tomei ciência da nova função/cargo e já sei quais são as suas responsabilidades e o que é exigido em termos de qualificações para exercer esse papel ( CONSCIENTE). Tenho condições de avaliar a minha bagagem profissional e identificar gaps que possuo para esta nova atribuição (INCOMPETENTE)

AÇÕES para me DESENVOLVER:

    • Buscar conhecimento para entender e aprender sobre a nova atribuição.
  • Fazer uma formação especifica em cursos regulares técnicos ou de nível superior.
  • Realizar treinamentos técnicos específicos que abordem os assuntos específicos dessa função.
  • Realizar treinamentos comportamentais que desenvolvam soft skill (competências comportamentais) que são exigidas nesse cargo.
  • Participar de grupos de estudos com profissionais que já exercem essa atribuilção para trocar experiências e referências.

 

  1. CONSCIENTE COMPETENTE

     Já estudei, fiz várias formações e cursos técnicos e comportamentais que ampliaram a minha consciência e desenvolveram o meu conhecimento a respeito desta função/cargo. Estou sempre preocupado em cumprir todas as atribuições(CONSCIENTE). Já estou exercendo essas novas atribuições, praticando  e adquirindo maior destreza no exercício desse papel. (COMPETENTE)

AÇÕES para me DESENVOLVER:

  • Realizar congressos e cursos da área para se manter atualizado com as novidades e novas referências desse papel.
  • Criar o hábito de ler livros técnicos, de gestão e de atualidades para me nutrir de novidades, tecnologia e processos.
  1. INCONSCIENTE COMPETENTE

Tenho tanta destreza, habilidade e competência no exercício desse papel que não penso mais para executar, minhas ações fluem quase que automaticamente. Fico totalmente focado no momento presente e na ação que estou realizando que o resultado acontece fácil e com qualidade.

AÇÕES para me DESENVOLVER:

  • Desenvolver, capacitar e treinar outros profissionais para executarem esse papel/função, desenvolvendo-os com todas as novidades e atualizações que surgirem.
  • Manter-se atualizado com leituras técnicas, de gestão e de atualidades.