Sintomas para buscar nova oportunidade profissional

Neste últimos 18 meses ocorreram muitas turbulências no mercado de trabalho. Profissionais perderam empregos devido a pandemia, outros tiveram que realinhar seus objetivos profissionais devido a escassez de mercado e ao trabalho home office. 

Diante desses fatos muitos profissionais estão questionando a trilha de sua carreira profissional, perguntando-se se continuam no mesmo cargo e empresa, em outra função mas na mesma empresa ou se buscam novas oportunidades no mercado de trabalho.

Listo abaixo os SINTOMAS – os SINAIS de que já está na hora de você buscar uma NOVA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

VALORES DESALINHADOS – seus valores não estão batendo mais com as suas atividades profissionais; seu trabalho tem feito você questionar vários pontos porque você hoje não encontra alinhamento entre os objetivos da empresa e os seus valores pessoais.

ESTAGNAÇÃO – você não consegue mais aprender nada de novo em suas atividades funcionais e nem t em a possibilidade de criar algo diferenciado.

DESAFIOS DESALINHADOS – seu fluxo de atividades precisa ter desafios possíveis de serem alcançados por você, mas que também não sejam fáceis demais para não desmotivá-lo. A sensação de que as horas não passam, ou o sentimento de frustração constante por não conseguir entregar a tarefa são sintomas de que você precisa de mudança.

MUDANÇA PESSOAL – você perdeu pessoas queridas nesta pandemia e está refletindo sobre seu atual estilo de vida; o trabalho já não lhe dá a satisfação e a realização de ontem; você quer conviver mais com sua família e sua função atual não permite; você analisa que poderia ser mais feliz executando outras atividades para poder fazer os ajuste que deseja na sua vida.

Todos passamos por esses momentos em algum momento de nossa carreira profissional. O importante é poder se preparar para dar o salto desejado já com a bagagem profissional necessária de conhecimento,  formação e competências para exercer a nova função desejada. 

Simplesmente querer saltar sem um paraquedas é morticídio. Mas podemos e devemos nos preparar para continuar seguindo em frente com o nosso objetivo profissional. Afinal de contas somos os proprietários de nossa  carreira profissional.