Como engajar um funcionário introspectivo?

Funcionários introspectivos são aqueles que preferem ficar mais isolados em seu ambiente de trabalho para poderem se concentrar com mais facilidade. Geralmente trabalham em silêncio e não se identificam com muita agitação nem enquanto exercem sua ocupação. Como engajar este funcionário?

A tendência normal das pessoas é associarem o termo introspectivo a uma interpretação negativa, isso é um erro pois muitas vezes o introspectivo não é obrigatoriamente inseguro e/ou tímido, apenas possui uma personalidade mais reservada.

No ambiente corporativo existe espaço para todos, desde que sejam respeitados o  perfil do profissional.

Existem postos de trabalhos onde as características de introspeção facilitam o desempenho do papel profissional, em outros podem chegar a atrapalhar se não houver um cuidado por parte da liderança e do próprio profissional.

Hoje valoriza-se muito a inteligência emocional do profissional (equilíbrio emocional), sua capacidade de comunicação e a participação efetiva em trabalhos de grupo.  Mas não podemos esquecer que o profissional introspectivo também tem equilíbrio emocional, se comunica com adequação e é muito comprometido com suas equipes, somente expressa-se de modo diferente e com menos expansividade.

Funcionários introspectivos geralmente optam por carreiras e cargos mais técnicos, que exigem alta concentração, análise e atenção a detalhes.

Geralmente são profissionais que possuem muitas ideias e argumentações em relação a fatos e acontecimentos, mas precisam ser incentivados e estimulados a se exporem e a contribuírem com suas observações.

As lideranças precisam estar atentas para engajar e promover uma maior participação desses funcionários pois eles podem complementar com muitos fatos e observações o trabalho de qualquer equipe multidisciplinar.

É muito importante que o RH esteja atento para selecionar profissionais com adequação, procurando aderência entre o estilo individual do profissional com o estilo desejável no desempenho dos diferentes postos de trabalho.