Para que serve uma Trilha de Carreira?

É cada vez maior o desafio de manter um talento na equipe e ao mesmo tempo suprir suas expectativas de carreira, ainda mais com uma geração de jovens que é caracterizada pela impaciência. Dado o cenário, a Trilha de Carreira é um ponto forte a favor de todos: consegue traçar os caminhos, de onde você está até onde deseja chegar.

Como uma espécie de mapa, a Trilha é encarregada de apontar todas as habilidades, conhecimentos e informações que você precisa ter até chegar ao cargo que almeja. As organizações elaboram conjuntos de ações de desenvolvimento que capacitarão – com maior agilidade – o profissional para o desempenho de uma determinada função/cargo.

Desta forma a empresa otimiza a entrega dos resultados que espera obter em cada posto de trabalho, fornecendo ao profissional a capacitação necessária para o exercício de suas atribuições.

Desta maneira, é possível desenhar as competências técnicas e/ou gerenciais necessárias e que experiências a pessoa deve acumular para alcançar o seu objetivo: o caminho que ela deve trilhar.

A Trilha de Carreira traz muitas vantagens tanto para a empresa e quanto para o profissional. Primeiro porque ajuda a consolidar a relação com a equipe, o que proporciona a retenção do talento, já que de acordo com pesquisas atuais, a oportunidade de crescimento e aprendizado têm sido mais valorizados que a remuneração.

Um segundo ponto importante é que proporciona mais segurança para o profissional, já que ele tem uma visão clara de sua carreira, consegue visualizar os objetivos e a jornada que percorrerá, isso controla a ansiedade e o deixa mais motivado e produtivo.

Não tenha dúvida de que a Trilha de Carreira pode ser um excelente método para alcançar o desenvolvimento do elenco de sua empresa. Precisa ser implantada na empresa de maneira bem definida para render bons resultados.