Clima Organizacional: quem deve ser o responsável por ele na empresa?

Sabemos o quanto é importante o clima organizacional dentro das empresas. Ele significa o retrato da realidade da empresa e acaba influenciando diretamente na produtividade dos colaboradores.

Basicamente, o clima organizacional reflete a percepção de uma pessoa da organização à qual ele pertence. É um conjunto de características únicas que são percebidas pelos funcionários e que servem como uma importante força para influenciar seu comportamento.

Portanto é tão importante que deve e precisa ser medido. Mas quem é responsável por ele dentro de uma empresa? É algo que a maioria encara a área de Recursos Humanos como única responsável pelo clima da organização. O RH deve identificar os elementos que precisam de atenção e de mudanças, porém, sozinho ele não consegue realizar mudanças.

Os líderes da empresa precisam ter essa missão como sua. Precisam sempre ter transparência com seus liderados e encarar o clima organizacional como algo importante e inevitável.

Todos os aspectos do clima podem ser identificados através da avaliação de clima organizacional que é uma ferramenta criada para analisar o ambiente interno, levantando os pontos de melhoria e necessidades. A partir dos dados obtidos ao realizar a pesquisa, é possível, através de informações, identificar e compreender os fatos que geram impactos positivos e negativos no clima.