A transformação digital ameaça de alguma maneira o RH?

Na verdade, a tecnologia chegou para ser uma grande aliada e alavancadora de mudanças para os profissionais de RH.

A transformação digital e tecnologias que hoje são introduzidas nas organizações ajuda o profissional de RH a estabelecer inovação dentro das empresas e a se conectar com diferentes tipos de negócios.

Se olharmos ao redor de nosso cotidiano estamos vivendo uma série de transformações:

  • Movimentações bancárias e viagens a um click do celular
  • Compras de qualquer segmento pela web.
  • Operações cirúrgicas realizadas por robôs
  • Transportes compartilhados e integrado pela internet, etc

Porém, a realidade de nossas organizações ainda não consegue acompanhar esse frenesi de tecnologia. No melhor das situações ainda vemos muitos processos de RH sendo gerenciados de forma desintegrada: uma tabela de Excel controla os salários, um app realiza uma pesquisa de clima, um outro software efetua avaliação de desempenho e a folha de pagamento é gerada, muitas vezes fora da empresa num escritório contábil, além do mais, ainda preenchemos muitas fichas e documentos em papel.

Desta forma, os tempos de hoje são fundamentais para que o profissional de RH atue como agente de mudança, preparando as pessoas para essa transformação tecnológica/digital. As habilidades e competências requeridas para o futuro com certeza não serão as mesmas de hoje em dia,

São tantas informações e mudanças que fica difícil se alguém não assumir a condução dessa transformação. Esse é o novo papel de RH que precisará combinar soluções para cada tipo de organização, visando sempre obter os melhores resultados empresariais.

Mais do que uma ameaça, o momento atual de forte tecnologia cria uma oportunidade para o RH consiga integrar as informações de gestão de pessoas em ferramentas únicas que deem transparência e acesso aos colaboradores sobre como se desenvolver e crescer em sua organização.

É fundamental que o RH ao conduzir ou introduzir qualquer mudança tecnológica, esteja vinculado a estratégia da empresa e alinhe os seus processos e as entregas dos profissionais aos propósitos e objetivos da organização. O papel de RH é fornecer aos gestores informações rápidas informações e dados precisos sobre resultados, promoções, treinamentos, admissões ,etc.

Essa era digital vai possibilitar que o RH passe a ser um setor que promova experiências para os colaboradores, preparando as pessoas para essa transformação. Os processos burocráticos passam a ser bem específicos e os softwares irã ajudar a reduzir drasticamente o tempo perdido com isso.

Desta forma, apesar de toda a tecnologia que hoje se faz presente, a interação entre as pessoas continua sendo a principal tarefa que o RH deve realizar,  interagir, comunicar-se, ouvir, falar, aprender,  transformar, construir e reconstruir. Portanto não há o que temer e sim aprender!

Venha conhecer como a OHL BRAGA está ajudando o profissional RH a ser agente dessa mudança – ligue pra gente, ou consulte nossos sites: www.ohlbraga.com.br e www.rh1000.com.br