Qual a importância da universidade corporativa?

“Empresas que sobrevivem são empresas que aprendem” – Ariel Geus

A função de uma Universidade Corporativa é contribuir para que a estratégia atual  da organização seja executada com sucesso. As organizações que miram o futuro estão investindo pesadamente em sistemas inteligentes de Educação Corporativa e estão se transformando em organizações do conhecimento. Educação corporativa é um sistema de formação de pessoas que visa instalar e desenvolver nos colaboradores internos e externos as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias e negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo e permanente, vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais.

As organizações começaram a perceber que não podiam mais depender das instituições de ensino superior presenciais, para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias “universidades corporativas”. O objetivo é obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem as metas e resultados estratégicos reais da empresa.

As Universidades Corporativas não visam substituir ou disputar espaço com as universidades tradicionais. Pelo contrário, elas são complementares na medida em que a universidade tradicional fornece toda a formação conceitual e metodológica aos profissionais, enquanto a corporativa oportuniza formação focada no ambiente de negócios, desenvolvendo, o aprimoramento nas competências essenciais ou críticas de cada organização. As universidades corporativas têm um papel muito forte no desenvolvimento e disseminação da cultura de cada organização, sendo focadas em resultados corporativos, presente em todas as áreas e alcançando todos os profissionais envolvidos em cada processo.

A missão de uma Universidade Corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação) através de um processo de aprendizagem ativo e contínua. A Universidade Corporativa incorpora a filosofia de aprendizagem da organização, provendo  para todos os níveis de colaboradores, os conhecimentos, habilidades e competências necessários para alcançar os objetivos estratégicos da organização.