Qual a melhor maneira de identificar e desenvolver um estagiário talentoso?

dica-da-semana

Não é uma tarefa tão simples, já que não basta o estagiário cursar uma boa faculdade. Para ser considerado um talento e receber atenção da empresa com relação ao seu desenvolvimento, é preciso ter habilidade além de estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa.

Proatividade, interesse em aprender, capacidade de assumir responsabilidades, raciocínio crítico e facilidade para se concentrar nas atividades que tem que executar no dia a dia, são aspectos que precisam ser considerados na identificação de uma estagiário talentoso.  Depois dessa básica triagem, se o estagiário se destacou em sua posição, conclui-se que investir no desenvolvimento dele trará um retorno satisfatório para a empresa e consequentemente para ele.

Encare os jovens profissionais como uma folha em branco, ou seja, esta é uma ótima oportunidade de passar para ele os processos e comportamentos desejáveis naquela organização. Já insira a prática do feedback e não deixe de escutar todos os seus questionamentos, já que é fundamental entender o que inspira e motiva esses profissionais a depositarem seu potencial talento (além de sua energia e vigor) na empresa.

Invista também na formação corporativa dele, apesar de apresentar grande potencial, não podemos esquecer que seu perfil profissional ainda está em percurso. Workshops, treinamentos, cursos e palestras são o primeiro passo para desenvolver a performance daquele profissional. Remuneração é uma grande estratégia, porém o retorno emocional é um incentivo mais potente. Nesse sentido, a retenção de jovens talentos está profundamente atrelada ao nível de valorização que ele recebe.