Retenção, Atração de Talentos e Comprometimento

talentos-e-comprometimento-site

Como incentivar colaboradores a se comprometerem cada vez mais com os objetivos da empresa?

Como atrair e reter os melhores talentos para sua organização?

Como obter melhores resultados organizacionais através de parceria entre empresa e colaborador?

Como recompensar superação de performance pelos colaboradores na busca dos colaborador? Resultados organizacionais?

Vivemos tempos desafiadores…

De um lado temos a dificuldade econômica e política que emperra nossa economia, inibem os investimentos produtivos e tecnológicos e engessam ações de crescimento e inovação. De outro lado, empresários se esforçam por manterem-se em seus mercados, reduzindo despesas, mantendo ou melhorando os padrões de eficiência e qualidade e administrando os talentos de modo a mantê-los motivados e comprometidos com a organização.

Como equacionar essa questão sem prejudicar empresários e trabalhadores, mantendo a roda girando dentro das regras do mercado?

A implantação de um Sistema de Remuneração Estratégico que englobe a realização de metas centradas no desempenho individual e de grupos, a escolha de um mix de benefícios flexíveis, a valorização, desenvolvimento  e reconhecimento dos talentos e a manutenção de um clima saudável e satisfatório – todas são ações que podem colaborar com a atração e retenção de profissionais e também contribuir para atingir os resultados organizacionais mais efetivamente.

A empresa também precisa se preocupar em criar as condições necessárias para que o sistema de remuneração estratégico consiga assegurar os resultados previstos, isto é, precisa oferecer aos talentos as ferramentas necessárias para realização do seu trabalho, oportunidades de desenvolvimento e um ambiente de trabalho confortável, nos aspectos emocional, físico e social.  Neste sentido o clima organizacional passa a ter uma grande influência no comportamento e na percepção dos profissionais. O clima precisa ser harmonioso e motivador para que os talentos se sintam valorizados e tenham condição de atuar com autonomia e envolvimento.

A tendência atual nas empresas brasileiras na implementação de um processo de remuneração estratégica é adotar a PLR – Participação nos Lucros e Resultados – que é um instrumento alavancador de resultados por contribuir na obtenção de maior comprometimento por parte dos profissionais com os objetivos estratégicos da empresa. A PLR – Participação nos Lucros e Resultados – busca administrar as políticas de desenvolvimento do capital humano e a política de manutenção de recursos humanos. Tem por objetivo fazer com que as pessoas participem tanto dos problemas e decisões, como dos resultados positivos.

VANTAGENS DA PLR PARA O EMPRESÁRIO

  • Incentiva o empregado a trabalhar com maior eficiência, qualidade , corte de desperdícios e retrabalhos, para a obtenção de melhorias que repercutam nos lucros da empresa.
  • Aumento do lucro da empresa pelo maior empenho dos profissionais.
  • Considerada as negociações com os empregados e sindicatos envolvidos, o sistema é flexível porque não impõe ao empregador o quanto deverá ser distribuído aos empregados, nem valor mínimo e nem máximo.
  • Os pagamentos efetuados como participação podem ser incluídos como gastos operacionais da empresa. Com isso, tornam-se um instrumento de redução de custos fixos, sem que tenham natureza salarial, gerando encargos trabalhistas e previdenciários adicionais.
  • Não está sujeita ao princípio da habitualidade (direito adquirido).
  • Os índices e valores envolvidos são renováveis (definidos) a cada ano.
  • Ferramenta de gestão poderosa.

VANTAGENS DA PLR PARA O PROFISSIONAL

  • Recompensa frente aos resultados atingidos e metas superadas.
  • Transparência nas regras e objetivos/metas a serem atingidos.
  • Acompanhamento dos resultados de sua performance.
  • Parceira efetiva entre empresa e colaborador.
  • Maior vínculo entre talento e gestor/líder.

Print

Fátima Ohl Braga
Sócia-diretora e consultora organizacional.
Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial, Gestão por Competências – Veja mais