APERAM – “ Como saber aplicar medidas disciplinares legais”

 

informativo-medidas-disciplinares-e-mail-mkt

Compete ao empregador o poder de direção, ou seja, o poder de organizar suas atividades, controlar e disciplinar o trabalho de seus empregados, conforme a finalidade do empreendimento.

Os gestores da APERAM no mês de Março/2016  participam do Módulo “Como saber aplicar medidas disciplinares legais” –  que faz parte do seu programa de desenvolvimento gerencial de 2016. O objetivo deste programa foi conscientizar sobre os tipos de advertências e suspensões disciplinares que podem ser aplicadas para realinhar o comportamento do colaborador que estiver agindo com imaturidade e indisciplina, sem prejudicar legalmente a empresa.

O módulo foi bastante informativo, mas essencialmente pragmático. Os participantes receberam informações jurídicas sobre os tipos de penalidades  que podem ser aplicadas no dia-a-dia funcional, realizaram um QUIZ para checar seus conhecimentos sobre o tema, e depois  solucionaram um conjunto de casos reais para analisar as diferentes situações que ocorrem na empresa, determinando qual a medida disciplinar mais adequada para cada situação.

informativo-cicloTodo gestor tem obrigações diferenciadas para conduzir sua equipe a conquistar os objetivos da empresa dentro dos seus padrões, politicas e processos. Para conseguir obter os resultados previstos tem que organizar o serviço/produção, fiscalizar e controlar o cumprimento daquilo que foi solicitado e disciplinar os comportamentos que transgridam as ordens de comando da gestão.

 

No final do treinamento a conclusão que se extraiu foi de que a ação  disciplinar, aplicando sanções ao colaborador é necessária e muito útil, mas só deve ser realizada quando  o colaborador apresentar um nível de alto de imaturidade, se negando a entregar o que foi combinado no seu contrato de trabalho e quando não respeita as politicas e procedimentos a empresa.

 

 

Fátima Ohl Braga
Sócia-diretora e consultora organizacional.
Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial, Gestão por Competências – Veja mais