Carreira: a importância da reciclagem profissional

O mercado de trabalho está cada dia mais exigente e isso já não é novidade. Cada dia, novas habilidades são tidas como preponderantes para as empresas e os profissionais precisam se enquadrar e obtê-las. Novos skills, Revolução 4.0 e muitos outros pontos importantes passam a ditar as novas regras no mercado de trabalho para todas as áreas, inclusive o RH.

A tecnologia é a principal responsável pelas mudanças no mercado de trabalho atual, justamente por isso, a maioria das novas habilidades exigidas tem relação direta com as plataformas digitais. O exemplo disso, é que muitos trabalhos tradicionais já estão sendo repensados e os colaboradores sendo reciclados para lidar com essas mudanças.

Na prática, as mudanças no ambiente de trabalho pedem que todos se reinventem e invistam em desenvolver novas habilidades. A vida profissional precisa ser enxergada como um projeto e deve ser planejada. Com um planejamento de carreira será muito mais fácil contemplar prazos para a conquista de resultados positivos. Desta forma, defina seus objetivos (ex. o cargo que quer ocupar, em que tipo de empresa quer trabalhar e qual o prazo) trace uma meta (que ação você tomará para colocar em prática seus objetivos)  e planeje o passo a passo de tudo.

Importância de reciclar

A reciclagem profissional visa a atualização de conhecimentos e capacidade dentro de sua profissão. A principal finalidade da reciclagem profissional é obter colaboradores cada vez mais atualizados e completos, conforme as exigências da área de trabalho.

Como a tecnologia muda a cada dia, é preciso que profissionais estejam habilitados em trabalhar com ela. Uma pessoa que se formou há muitos anos atrás, provavelmente não possui conhecimentos atuais, por isso é necessário se atualizar de tempos em tempos.

As vantagens das reciclagens é que:

– Você consegue aumentar sua empregabilidade;

– Consegue manter sua posição profissional nesse mercado competitivo;

– Você consegue atributos para conquistar cargos de liderança;

Bonificações, aumento salarial;

– Recolocação profissional rápida – já que reciclagem permite um up grade constante de seu currículo;

– Agrega diferenciais competitivos, entre outros.

O grande segredo da reciclagem profissional é investir em si mesmo. Entender o que é importante para sua carreira e ter em mente onde quer realmente chegar, é essencial para as coisas funcionarem.

Considere fazer sua reciclagem periodicamente, isso não significa que precise ser graduações ou cursos longos, algo curto, porém objetivo, já irá lhe ajudar nas atualizações de mercado e da sua carreira.

Gostou do artigo? Conheça todas as soluções que a Ohl Braga tem para sua empresa clicando aqui!