LGBTQIAP+: a vantagem para as empresas

As discussões sobre respeito as pessoas LGBTQIAP+ (sigla que abrange Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli e mais) têm ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo e principalmente no mês de junho, onde comemora-se o mês do orgulho LGBTQIAP+.

Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade onde o número de assassinatos de LGBTQIAP+ no Brasil e no mundo é muito grande. Além disso, essa comunidade por vezes encontra dificuldades para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Porém, percebe-se que muitas empresas hoje, estão se movimentando para mudar este cenário e lutando pela inclusão não apenas de LGBTQIAP+ nas organizações, mas de qualquer tipo de pessoa, independente de raça, religião ou etnias diferentes.

Propiciar um ambiente de trabalho que respeite a diversidade sexual e identidade de gênero é um dever. Cabe ao empregador desenvolver políticas que estimulem o engajamento e propiciem a criação de um ambiente de trabalho que respeite a diversidade humana.

Vantagens da diversidade

A diversidade no local de trabalho também está ampliando cada vez mais o leque de talentos no mercado. Quando se leva em consideração as competências técnicas e emocionais e não a nacionalidade, religião, orientação sexual, gênero e deficiência, automaticamente os talentos vão se inserindo no cenário corporativo

Um ponto importante também, é que a diversidade na liderança e na organização como um todo, resulta em maior satisfação dos funcionários, assim como mostra um estudo da Gallup, onde 60% da equipe que trabalha para empresas com um alto nível de diversidade, respondeu que está envolvida e motivada no seu emprego. Isso contrasta fortemente com as respostas dos funcionários que trabalham para empresas com um baixo grau de diversidade.

Na população brasileira, a diversidade é comprovada em termos numéricos, porém tal relevância ainda não é traduzida de forma igualitária em relação às oportunidades no mercado de trabalho. Ampliar o respeito à diversidade sexual no ambiente de trabalho é benéfico tanto para as empresas como para as pessoas em geral.

Criatividade e a diversidade no local de trabalho deve começar pelo RH e a liderança da organização, que juntas devem inserir e reforçar sempre esse contexto na cultura organizacional, além de estimular a valorização das diferenças entre os funcionários.