Pesquisa de Clima e Avaliação de Desempenho no home office

Com o distanciamento social e muitas empresas trabalhando quase 100% no modelo home office, há muitas dúvidas de como algumas atividades da área de recursos humanos irão funcionar. Na verdade, toda rotina do RH deve permanecer, mesmo dentro do padrão home office.

Neste artigo veremos um pouco mais sobre a importância de se manter as pesquisas de clima e os programas de avaliação de desempenho para melhor análise das condições atuais de trabalho e de produtividade dos profissionais.

Pesquisa de clima

Muitas empresas já estão há alguns meses em home office, experimentando uma nova forma de entregar resultados, de se relacionar e de manter as equipes sintonizadas e alinhadas aos objetivos da empresa.

É um bom momento para realizar uma Pesquisa de Clima para verificar como os profissionais estão se sentindo com essa nova maneira de trabalhar.

É importante ter um termômetro de referência do nível de contentamento e dos problemas que os profissionais podem estar enfrentando por estarem trabalhando no home office.

A criação de uma Pesquisa de Clima deve conter alguns indicadores que meçam:

  • As condições físicas de trabalho do profissional em sua casa;
  • Se ele possui todos os recursos técnicos necessários (micro, wi-fi, celular, etc);
  • Se ele tem uma infraestrutura de móveis adequados para trabalhar de forma ergométrica.

Um case que serve de exemplo, é que a área de RH de um de nossos clientes, preocupada em manter o nível de satisfação e motivação dos seus profissionais que estão em home office, teve o cuidado de enviar cadeiras, suporte de mesa e computador para que os profissionais pudessem trabalhar com maior conforto.

Essa é a nova realidade que estamos vivendo e, ao que parece, será estendida por outros vários meses. Provavelmente num novo normal, o home office ganhará um novo destaque nas organizações.

Avaliação de desempenho

A mesma importância neste período tem a Avaliação de Desempenho. Um dos fatos extremamente positivos que o home office trouxe para as organizações foi a necessidade de se intensificar o relacionamento entre lideranças e profissionais para que as atividades pudessem ser monitoradas e acompanhadas.

Todos os nossos clientes são unânimes em dizer que os gestores estão conversando diariamente com os profissionais e fazendo reuniões semanais com toda a equipe. Esse fato está proporcionando uma grande aproximação entre profissionais e líderes, fortalecendo os seus vínculos e ampliando a empatia de ambos. Isso é o que eu chamo de um fenômeno positivo e que está fazendo um up grade no modelo de gestão das organizações.

A empresa, neste novo contexto, precisa enxergar e perceber o nível de produtividade dos profissionais para que possa tomar as medidas de realinhamento e desenvolvimento que se façam necessárias.  A Avaliação de Desempenho então é um forte aliado porque através dela consegue-se fotografar a produtividade dos colaboradores dentro desse novo cenário.

O processo de Avaliação de Desempenho deve transcorrer da mesma forma, seguindo o seu processo de preenchimento das avaliações, entrevista devolutiva e realização do PDI- Plano de Desenvolvimento Individual de cada profissional.

Com certeza será muito fácil realizar as entrevistas devolutivas porque está existindo maior contato e interação nos dias de hoje entre gestor e profissional. Essa é uma das consequências positivas que essa pandemia está nos trazendo.

Apoio da tecnologia

A transformação digital tem sido mais discutida que nunca. Com o home office o uso de tecnologia se faz extremamente necessária e presente em todas as áreas e postos de trabalho. As pessoas se conectam, fazem reuniões e realizam suas atividades cotidianas com ferramentas digitais. Pedem comida, solicitam táxis, transações bancárias, fazem suas atividades físicas guiadas por especialistas e mais uma infinidade de processos.

A tecnologia tem permitido que a maioria das empresas tenham seus serviços realizados por colaboradores de maneira virtual, mantendo a produtividade. A transformação digital que era considerada uma revolução de um futuro próximo, acontece hoje, agora e com força total. O mundo nunca mais será o mesmo!

A área de RH hoje em dia, em grande parte das empresas, possui ferramentas que dão total suporte para as suas atividades  sejam realizadas em ambiente digital. E, nesses tempos de pandemia, um software adequado de gestão de pessoas pode ser um diferencial competitivo nesse período de crise.

RH1000

RH1000 é um sistema completo e funcional de Gestão de Pessoas ideal para empresas que querem implantar o RH Estratégico.  Ele permite fazer os cadastros básicos de informações do RH como: Planejamento Estratégico, Plano de Metas, Avaliação de Desempenho, Plano de Desenvolvimento Individual, Gerenciamento dos processos de Recrutamento e Seleção, Plano de Sucessão e Trilhas de Desenvolvimento, tudo isso de forma sistêmica e integrada.

Em época de mudanças aceleradas e um mercado cada vez mais competitivo, todas as empresas querem uma área de RH eficiente, estratégica e que traga resultados satisfatórios para a organização. Pensando nisso, a Ohl Braga desenvolveu uma ferramenta o Sistema RH1000 que introduz a Gestão por Competências em cima de uma metodologia própria que qualifica e capacita os profissionais de RH.

E o seu RH, o que precisa para ser estratégico e desenvolver as atividades mesmo nesse tempo de crise? Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre esse sistema que poderá revolucionar sua área de recursos humanos!