Home Office em tempos de pandemia do Coronavírus

O Coronavírus, ou Covid-19, é um vírus sem precedentes que colocou o mundo todo em alerta. Com o aumento de casos no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, foi decretado estado de emergência, com toda essa situação, o Home Office vem tomando forma e sendo aderido por diversas empresas.

Embora exista uma boa quantidade de pessoas que podem executar suas funções do trabalho em sua própria residência, é necessário ressaltar que nem todas as áreas podem ser dispensadas do trabalho presencial , e estas, devem ser tratadas com muita empatia pelo gestor de pessoas na empresa, como por exemplo:

flexibilização dos horários dos colaboradores, evitando períodos de maior aglomeração no transporte público;

não se comunicar apenas por e-mail, mas manter o contato humano usando as videoconferências, levando em consideração que o contato visual ajuda na tomada de decisões;

rodízio entre os integrantes da equipe, trabalhando em horários distintos e em dias diferentes;

É de extrema importância o profissional ter em mente de que a quarentena que estamos vivenciando não é um período de férias. Muito pelo contrário, o trabalho deve ser executado da mesma forma que era antes, com a única diferença de ser exercido em casa. Como a grande parte de pessoas nunca exerceram o home office, é necessário tomar alguns cuidados quanto a ele, como:

deixar o pijama de lado, embora seja muito tentador trabalhar no notebook deitado na cama. É de grande importância a organização, como por exemplo, usar uma roupa confortável, para que o trabalho não seja afetado. É necessário se organizar como se fosse se deslocar ao trabalho, mesmo fazendo isso do quarto para a sala;

cuidar do ambiente, caso seja possível. Outro fator de grande importância é trabalhar em um lugar calmo com boa iluminação, pois o home office necessita de muita atenção e dispensa qualquer tipo de distração, como exemplo a televisão como som de fundo.

controle do horário. Respeitar as pausas para alimentação e descanso da mente é essencial para o bom desempenho na função exercida. Se o colaborador dispõe de 1 hora de descanso no trabalho, deve respeitar esse tempo em casa também.

alinhamento das expectativas com seu chefe e seus colegas. Antes de iniciar a rotina de trabalho remoto, é necessária uma reunião (no atual momento de pandemia, a reunião deve ocorrer através da videoconferência, como já citado em tópicos anteriores), discutindo todas as tarefas a serem priorizadas. É preciso trabalhar com 100% de transparência, se entregando em prol dos resultados discutidos.

Uma das dicas mais importantes deste artigo é lembrar que é muito importante seguir e respeitar todas as orientações que adquirimos sobre esse vírus. É de extrema importância evitar lugares com grande número de pessoas juntas e, sendo assim, o home office é essencial em tempos como esse. Para os profissionais que não conseguem executar suas funções em casa, a empresa responsável por estes, deve tomar providências, diminuindo o contingente de colaboradores, realizando o rodízio entre os membros da equipe. É hora de mostrar empatia.