High Potential: por que você precisa ser um profissional desse tipo?

High Potential são profissionais com desempenho, consistentemente e significativamente, superior à dos seus pares em uma série de cenários e circunstâncias, segundo definido pela Revista Harvard Business Review. É nítido que um profissional High Potential é um grande agente impulsionador de resultados, o que é completamente indispensável para qualquer organização.

Todo mundo tem algum tipo de potencial, o difícil é aferir se os pontos de destaques dos profissionais podem somar as necessidades e especificidades de cada empresa. Se você não tem os cargos de sua empresa mapeados em termos de qualificações necessárias ao exercício de cada posto de trabalho, você não tem condições de identificar se existem profissionais em condições de ocuparem estas posições.

Características do High Potential 

Geralmente um High Potential costuma se destacar positivamente, com altos desempenhos, decisões assertivas, resolução rápida e criativa de problemas, rapidez nas decisões e ações, prontidão e proatividade nas mudanças, visionários – conseguem enxergar oportunidades em várias situações.

Uma boa maneira de aumentar o High Potential é através do autoconhecimento. O profissional tem que entrar em contato com as características fortes que ele apresenta no seu comportamento e com os pontos que precisa melhorar, tendo em vista a função atual que desempenha e aonde deseja chegar.

Para tanto é muito importante que a empresa tenha um programa de Avaliação de Desempenho que proporcione ao profissional a oportunidade de uma entrevista devolutiva com seu gestor para que ele saiba como seu desempenho é percebido pela organização. 

O papel da empresa na formação de High Potential 

A empresa precisa ter mecanismos de gestão para concluir quem são estes profissionais e o que cada um precisa apresentar para ser considerado um High Potential para ela. A Avaliação de Desempenho é um instrumento valioso para se identificar quem consegue atingir com maestria os resultados da empresa e como estes resultados são conquistados. Junto com a Avaliação de Desempenho, a empresa também pode aplicar outros instrumentos para identificar os traços de personalidade de seus profissionais e, assim, identificar aqueles que estão mais próximos do que é exigido em cada função.

A estimulação e motivação destes profissionais fica por conta do quanto a empresa consegue investir no desenvolvimento destes elementos oferecendo novas oportunidades e um número maior de desafios técnicos e de gestão para que eles possam dar vazão a toda sua potencialidade.

É importante salientar que a liderança também precisa estar engajada nesta ação – de transformar profissionais em High Potential. Quando a diretoria da empresa apóia os programas de forma estruturada, dando continuidade aos processos eles vão para frente e são uma excelente ferramenta para se preparar back ups para as empresas.