Cultura Organizacional e Recrutamento e Seleção: qual a relação entre eles?

Quem atua na área de Recrutamento e Seleção sabe a importância de dar um tiro certeiro na hora de contratar. Justamente por isso, atualmente as competências técnicas não são as únicas que são exigidas. como eram antigamente (analisadas como prioritárias).

Na dinâmica de Recrutamento e Seleção hoje em dia é levado muito em consideração se a personalidade do funcionário está alinhada com a cultura da organização e se o perfil se adequa aos valores da empresa.

Cada organização possui suas particularidades. Contratar pessoas que se identificam com isso pode ser o ponto crucial de uma boa contratação. Quando não se leva em consideração a cultura e o processo de Recrutamento, pessoas erradas e não alinhadas com alguns princípios organizacionais podem ser contratadas e correm o grande risco de serem mandadas embora rapidamente.

Há também casos onde a pessoa não se sente confortável por não se identificar com os valores da empresa e busca a demissão rapidamente. Em todos os casos, a empresa é a grande prejudicada, pois precisa fazer um retrabalho, o que acaba demandando mais tempo e muitas vezes mais investimento.

Portanto, para atrair os melhores candidatos para o processo de Recrutamento e Seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto, além de levar em consideração a missão, visão e valores da organização.

Precisando de Soluções Inovadoras para o RH? Clique aqui