Como posso desenvolver a criatividade nos integrantes da minha equipe?

Nos dias atuais muito se fala de inovação que se trata nada mais nada menos de aprimoramento efetivo seja de pessoas, processos, produtos ou serviços. A criatividade também é um pilar importante da inovação e muitos gestores tem corrido atrás para instigar a criatividade nos seus funcionários e no ambiente de trabalho como um todo.

É quase que automático que as pessoas sigam tendências sendo influenciadas pelo mundo externo. Querem seguir padrões, processos e fluxos que observam das grandes empresas, porém não podemos esquecer que transformações e o “fazer diferente” pode ser a chave para revolucionar qualquer departamento.

Para estimular a característica da criatividade nos funcionários existem algumas dicas que geralmente são úteis e funcionam quando implantadas na rotina da equipe:

– Incentive hobbies: ter um hobby em muitos casos desestressa a mente e o corpo. Com eles você se autoconhece, conhece novas pessoas e além de tudo, ainda fomenta a criatividade

– Reserve um tempo para entretenimento: distrações são ótimas armas para estimular a criatividade além de deixar os funcionários cada vez mais motivados a exercerem suas atividades diárias.

– Leia, estude, se desenvolva: a mente é uma máquina e precisa estar ativa sempre para não emperrar. Ler, estudar e conhecer coisas novas proporciona senso crítico e deixa a criatividade sempre ativada.

Acolha seus erros e desacertos: é preciso transgredir e experimentar algo novo, porém nem sempre acertamos – errar faz parte do processo de inovar e criar. Aprenda com seus erros e erre mais, para inovar sempre.