Passo a passo de como desenvolver sua equipe

Saber administrar uma equipe grande não é uma tarefa tão fácil, quando se trata de desenvolvimento aí que a coisa fica realmente séria.

A primeira é conhecer cada membro de sua equipe. Entender que eles são diferentes e possuem capacidades, técnica e emocional, própria e muitas vezes ímpar.

Depois de conhecer e entender cada membro distribua trabalhos desafiadores de acordo com as habilidades e nível de maturidade de cada pessoa. Eles terão a oportunidade de mostrar criatividade e talvez até superação, enquanto você, como líder, conseguirá compreender as dificuldades, facilidades e poderá se surpreender.

Certifique-se de que todos entendem o seu devido papel e sabem os objetivos que a área precisa conquistar.

Busque sempre envolver sua equipe nas tomadas de decisões. Eles precisam se sentir parte da maioria dos processos, desta forma, se reconhecendo como uma peça fundamental na empresa.

Compartilhe informações gerais e específicas da área, deixe-os informado sobre  o resultados dos trabalhos. Permita que em situações específicas a lideranças emerja do próprio grupo, isto é, há momentos em que um membro de sua equipe pode estar  na coordenação  dos trabalhos.

Acolha opiniões divergentes da sua e esteja aberto a compor sua equipe com profissionais de personalidades diferentes e experiências multidisciplinares

Não se esqueça de elogiar – reconhecer  os membros de sua equipe de forma constante, esse é um aspecto que impulsiona a motivação dos profissionais. Mas isso não quer dizer que diante de um erro não se deva chamar atenção, realinhar posturas e comportamentos e fazer observações que possam edificar e ajudar a corrigir o erro.
Resultado de imagem para equipe trabalhoComo dizia o escritor e filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella: Elogie em público, e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar!”

Quer saber mais como construir e desenvolver sua equipe? Clique aqui.

2 comments

  1. Quando você cita:
    “Certifique-se de que todos entendem o seu devido papel e sabem os objetivos que a área precisa conquistar”.
    De fato é essencial e importante para que as demandas dos setores e o convívio profissional sejam atendidos e aperfeiçoado.

    1. Exatamente Weldson. Todo e qualquer processo é uma questão de aperfeiçoamento até alcançar o patamar desejado. O importante mesmo é saber o que se deseja e o caminho que precisa ser percorrido para alcançar isso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *