Me formei. E agora?

me-formei-e-agora-site

Acabou de se formar ou o final do curso está próximo? Dicas relevantes que o auxiliarão neste momento!

Chegar ao final da faculdade é sempre um alívio, não é mesmo?
Apesar de representar o final de uma etapa, é também o início de outra – tão desafiadora como foi fazer parte do mundo universitário. Mas você tem um diploma, vai ter mais tempo livre, já conhece muita coisa da sua profissão e pode colocar em prática tudo aquilo que aprendeu… Mas, na verdade não é bem assim. Para muitas pessoas estar formado gera algumas dúvidas como: O que farei a partir de agora? Que caminho vou seguir? Continuo estudando ou dou um tempo para descansar? Se ainda não estiver trabalhando, então, as dúvidas e inseguranças ficam ainda maiores.
Mas, calma! Você que acabou de se formar ou está vendo o final do curso se aproximando, aqui vão algumas dicas que preparei para ajudar você a enfrentar esse momento de maneira prazerosa. Mãos à obra:

numero1DÊ PRIORIDADE AOS ESTÁGIOS REMUNERADOS

Se você ainda não se formou, é momento de desenhar sua trajetória na área que escolheu trabalhar. Durante a graduação percebi a importância de fazer estágio, como um laboratório é uma das coisas mais importantes. O estágio é uma experimentação “sem compromisso” do que será vivenciado durante a sua carreira. Para mim, o estágio remunerado é essencial tanto para maturidade financeira (aprender como lidar com o dinheiro, o quanto ele vale e, principalmente, o quanto vale o seu trabalho), como profissional, possibilitando a vivência na prática dos conteúdos acadêmicos, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos e planos estratégicos, tudo isso respaldados pela supervisão de um profissional experiente da área. O assunto estágio merece uma atenção maior e por isso será abordado em outro artigo, pois gera muita dúvida de como escolhe-lo e como procura-lo.

numero2NÃO PARE DE ESTUDAR

Não estou dizendo que é necessário sair da faculdade e logo ingressar em uma pós-graduação ou em um mestrado. Ingressar no mercado de trabalho, e manter-se nele, requer um exercício constante de aprimoramento para atender as qualificações exigidas pelas organizações. Por esse motivo, se você tem a ambição de crescer dentro de sua profissão, é muito importante que continue estudando, mesmo que seja em cursos de curta duração como cursos de extensão ou aprimoramento ou até mesmo cursos EAD – ( Educação á distância), que estão cada dia mais presentes no mercado e que são muito eficientes.

numero3FAÇA NETWORKING

Outra coisa que já tinha percebido, mas que só se evidenciou com o final da graduação, é a importância do networking. Durante a faculdade, manter um bom relacionamento com os colegas e professores é essencial, pois é de você que eles se lembrarão quando surgir uma oportunidade de trabalho ou um projeto interessante na sua área.
Ao se formar, participe de eventos relacionados à sua profissão, esses eventos são excelentes oportunidades para você conhecer pessoas influentes em sua área de atuação e que, eventualmente, poderão ajudar na sua formação continuada e na sua carreira.

numero4PARTICIPE DE GRUPOS DE ESTUDO

Muitas associações, ou até mesmo instituições de ensino, promovem grupos de estudo para ex-alunos ou profissionais da área. Os grupos de estudo possibilitam uma visão mais ampla, envolvendo diferentes gerações e organizações, com valores e culturas divergentes ou não. Nesses grupos você pode aprender com experiências de pessoas que já estão há muitos anos no mercado e compartilhar suas próprias ideias e vivências, criando assim novos conceitos e aprendizagens para diversos temas.

Se você também tem essas angústias, tranquilize-se! Esse é um processo normal para alguém que ainda tem muita história para construir. Entretanto, lembre-se sempre que quem constrói sua carreira é você.
Assim, mantenha-se em movimento, brigando para atingir seus objetivos.
E prepare-se para o sucesso! Ele certamente acontecerá…

Print

Danielle Scancarelli Massad
Consultora Trainee em desenvolvimento de processos organizacionais e treinamentos comportamentais