Planejamento Profissional

Como gerenciar e direcionar sua carreira

O planejamento é essencial para qualquer atividade que nos propomos a fazer, quer no plano pessoal ou profissional. Quando tiramos férias, planejamos nossa viagem em detalhes: aonde vamos, o que vamos levar, com quem vamos, o que vamos gastar, etc. Quando precisamos fazer uma cirurgia médica, programamos com antecedência o hospital, a equipe médica que irá nos assistir, contratamos o médico que irá nos operar e orçamos os gastos que vamos ter. Porque seria diferente com o lado profissional? Costumo dizer que se você não sabe onde deseja ir, qualquer ônibus serve. O planejamento profissional nada mais é do que a visão que almejamos para nossa carreira no mundo do trabalho. O segmento que gostaríamos de trabalhar (tipo de negócio), o tipo de empresa (nacional, multinacional, familiar, pública), a área que queremos atuar, o tipo de relações de trabalho que almejamos ter (empresário, autônomo, profissional  CLT, profissional cooperado, free lancer, etc).

Não se chega a lugar nenhum sem antes decidirmos o que queremos e quais passos teremos que dar. Portanto, planejar é essencial para a obtenção de sucesso em qualquer segmento de nossas vidas.

 A pergunta que fica é por onde devemos começar?

Eu diria que se deve começar pelo começo. E o começo é… o que eu desejo fazer? Qual a minha vocação? Muitos profissionais se esquecem de verificar o que gostam de fazer e acabam optando por carreiras que lhe tragam benefícios financeiros e, em um belo dia, acordam e percebem que são pessoas infelizes e frustradas.

Depois de identificar o que eu desejo fazer e o que me traz felicidade, é preciso focar numa posição em que se deseja estar (tipo de negócio, cargo almejado, salário pretendido, tipo de empresa, etc). Definida a posição que se almeja, é preciso conhecer quais as qualificações necessárias que esta determinada função exige de seus ocupantes. Qual é a formação técnica exigida; qual o tipo de experiências; que habilidades são necessárias; que tipo de personalidade ajuda no exercício desta atividade, etc. É preciso conhecer profundamente o lugar que se deseja chegar para que se possa planejar os passos que devem ser tomados.

Após ter conhecimento profundo das qualificações necessárias para o cargo e posição almejada, deve-se fazer uma auto-avaliação das qualificações atuais que eu possuo como profissional. O que eu já possuo como qualificação e o que me falta? Que tipo de conhecimento, experiência e/ou habilidade vou precisar adquirir para conseguir chegar ao meu objetivo final?

Sabendo o que me falta, é muito importante planejar o que precisa ser feito para que os gaps (lacunas) apresentados possam ser sanados. Identificar cursos que precisam ser realizados, experiências que precisam ser adquiridas, habilidades que precisam ser desenvolvidas. Da mesma forma que planejamos uma viagem de férias, também devemos planejar as diferentes ações que precisamos realizar para nos colocar na posição profissional que almejamos para nossa carreira.

A execução dessas etapas nos dará maior preparo para chegarmos onde desejamos estar.  Nesse momento precisamos fazer uma reflexão importante:

  • Meu trabalho atual está na direção que eu desejo chegar?
  • A função e as atividades que eu exerço hoje estão me preparando e me desenvolvendo para o cargo futuro que eu almejo?
  • A empresa que eu estou hoje me oferece oportunidade de crescimento pessoal e profissional, dando-me novos desafios e oportunidades de mudança?

 Caso você não consiga responder com um SIM a estas perguntas, é preciso encontrar um novo lugar para trabalhar que esteja mais coerente e na direção onde você deseja estar futuramente.

 Passo a passo da mudança profissional

 Cito alguns passos para o planejamento profissional. Porém com a certeza de que, dependendo do lugar que eu desejo estar e da situação atual em que me encontro, este planejamento pode levar muito mais de um ano.

Passos para uma mudança profissional:

1. Responda as perguntas: o que te faz feliz? O que você gosta de fazer e faz bem sem muito esforço? O que te deixa centrado e realizado?

2. Foque um lugar: Decida aonde você deseja estar, para você deseja ir: cargo que deseja ocupar, tipo de empresa, área que pretende atuar, etc.

3. Pesquise quais as qualificações necessárias para o ocupante desta posição que você ocupar: formação, experiência, habilidades, conhecimentos, etc.

4.Avalie seus gaps. Faça uma autoavaliação e dimensione os aspectos que você já possui e aqueles que faltam para você ocupar esta nova posição. Saiba detalhadamente os conhecimentos, habilidades, competências e experiências que você precisa adquirir para estar neste novo lugar.

5. Faça um plano de ações. Faça um planejamento de ações diversas que precisa executar, especificando datas para realizar cada ação.

6. Avalie sua situação na empresa atual. Analise se a empresa que você está hoje está te levando na mesma direção que você deseja estar no futuro, e no tempo que você almeja. Pergunte-se se a sua ocupação atual lhe patrocina crescimento, desafios, inovação e atualizações constantes.

7. Planeje sua saída. Caso você perceba que sua ocupação atual não está na mesma direção que você deseja estar no futuro, planeje a sua saída. Busque um novo lugar para trabalhar que esteja na direção da nova posição que você almeja ocupar.

Print

 

Fátima Ohl Braga
Sócia-diretora e consultora organizacional.
Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial, Gestão por Competências – Veja mais